quinta-feira, 5 de julho de 2012

Petição para a criação do Dia Nacional da Segurança Infantil



Hoje, os acidentes ainda constituem a maior causa de morte, doença e incapacidade temporária e definitiva nas crianças e jovens em Portugal. Para além do sofrimento da vítima e da sua família, são enormes os custos sociais e económicos que os acidentes representam. 80% destes podem ser evitados com a implementação de medidas de prevenção.


A APSI, Associação para a Promoção da Segurança Infantil, está a promover uma petição para a criação do Dia Nacional da Segurança Infantil, que visa conferir uma maior visibilidade a este problema.


Porque há assuntos demasiado sérios para brincar, e esta é uma responsabilidade de todos, convidamo-lo a assinar esta petição!

"Estou Aqui!"



O Programa "Estou aqui!", desenvolvido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), pretende facilitar o reencontro de uma criança que se tenha perdido dos adultos.

Uma simples pulseira em tecido, com uma placa e um número de identificação, vai facilitar e agilizar a localização de crianças perdidas durante o verão. A pulseira "é única", sendo atribuída a cada uma um número diferente que, apesar de ser percetível, só pode ser lido pela PSP através da base de dados.

Este programa é destinado principalmente às crianças nas faixas etárias mais vulneráveis, nomeadamente entre os dois e os cinco anos.

Por se tratar de uma situação recorrente no período de férias, em que as crianças saem do seu ambiente quotidiano para locais com muita gente, este programa piloto vai funcionar desde 25 de julho até 15 de setembro.
Os interessados devem dirigir-se a uma esquadra, levantar a pulseira e posteriormente aceder à página da campanha na Internet e preencher o formulário que vai associar o número de identificação da pulseira aos seus contactos pessoais!


Em caso de desaparecimento da criança, os adultos devem ligar para o número europeu de emergência, 112, para que a PSP possa acionar os mecanismo necessários para que seja enviada uma patrulha policial para o local do desaparecimento da criança.

https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/default.aspx