Bombeiro
A profissão de bombeiro envolve
muitos riscos e perigos.
Para ser bombeiro é preciso ter uma grande dose de coragem, ser generoso e preocupar-se com a segurança da comunidade e a preservação da Natureza.
Os bombeiros não têm horários pois precisam de estar sempre alerta para quando surge uma emergência.
No caso dos incêndios, ao tocar a sirene, os bombeiros reúnem-se imediatamente no quartel com as suas fardas antifogo e vão para o local do incêndio nos camiões-tanque.
Quando o fogo se localiza em edifícios altos, os bombeiros utilizam o camião-escada. Além destes camiões, e quando o fogo atinge grandes proporções, os bombeiros têm ainda aos seu dispor aviões específicos para o combate aos incêndios. Estes lançam grandes jatos de água e uma espuma especial.
Existem ainda outros instrumentos que auxiliam os bombeiros a apagar os fogos e noutras operações de salvamento, como as escadas, extintores, cordas e machados.
Para além de combater os incêndios que, na sua maioria, ocorrem durante o verão, e principalmente nas matas e florestas devido à vegetação seca, às temperaturas elevadas e ao descuido ou má-fé das pessoas, os bombeiros estão aptos a intervir noutras situações de perigo.
Existem pessoas que se dedicam apenas a esta atividade, como é o caso dos bombeiros municipais. Ser bombeiro é a sua profissão. No entanto, há outras pessoas que porque são generosas e colaborantes, a praticam em horário pós-laboral, prestando assim um ótimo serviço à sua comunidade. São os bombeiros voluntários.
In " http://www.sitiodosmiudos.pt/810/planetaclick2.asp?modulo=bmb.xml"